uaiPod2019 - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters

uaipod
mg
#1

uaiPod2019-divulga%C3%A7%C3%A3o

Puc Minas Praça da Liberdade recebe o uaiPod 2019 - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters

O público poderá conhecer as vantagens e os desafios da produção de podcasts

Ouvintes, podcasters, produtores de conteúdo e demais interessados têm encontro marcado no dia 13 de abril, sábado, de 13 às 18 horas, na 4ª edição do uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. O evento será realizado no Auditório do prédio 1 (Dom Cabral) do Campus Praça da Liberdade da Puc Minas (Av. Brasil, 2023 - Praça da Liberdade).

O público terá a oportunidade de participar de dois debates sobre a mídia com representantes de podcasts de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento no Sympla http://bit.ly/uaipod2019. As vagas são limitadas.

Em 2019, o uaiPod promoverá ainda duas oficinas simultâneas de produção e edição de podcasts, no período da manhã. As inscrições já estão encerradas. Mais informações sobre o uaiPod - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters podem ser obtidas pelo email uaipodmg@gmail.com.

uaiPod 2019 - Programação

13 horas - Credenciamento

13h30 às 15h00 - Debate: “Em busca do equilíbrio: a liberdade e o patrocínio do podcast se opõem?"

Participantes: Professor Maury (Rede Geek); Renan Cirilo (NaTrilha); Alcysio Canette (Lado B do Rio) e representante da webrádio/pesquisadora da área de Comunicação da PUC Minas - Moderação: Karin Voll (uaiPod/X-Poilers)

15h30 às 17h00 - Debate: "Representatividade no Podcast e seu impacto social: Como o podcast pode hackear o sistema e abrir espaço de fala para que a representatividade exerça seu papel em uma sociedade mais igualitária"

Participantes: Ira Croft (Ponto G) / Aline Hack (Olhares Podcast) / Dann Carreiro/Dimitra Vulcana (HQ da Vida) / Leandro Ferreira (Afropai) - Moderação: Priscila Armani (uaiPod/ Podcast O Que Assistir)

uaiPod - Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters

O 3º uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters reuniu produtores de conteúdo e o público no Sesc Palladium, no dia 28 de abril de 2018. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir três debates sobre a mídia.

A primeira, teve como tema “A importância da edição para o podcast”. Contou com o carioca Leonardo Mogli, editor e participante do podcast de humor Galera do RAU; o mineiro Renato Silveira, do Cinematório Café; e o crítico de Cinema e idealizador do Programa do Pipoqueiro, Marcelo Seabra; e o educador mineiro Marcelo Cafiero, editor dos podcasts Entre Fraldas, Paternidades e Hiperativo. A mediação foi da jornalista Priscila Armani, do podcast O que assistir.

A participação das mulheres e de pessoas LGBTQ+ na podosfera também foi tema de discussão no evento. No debate, a paulista Cal Cruz, dos podcasts Então, É Isso!, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.aí; as mineiras Raquel Gomes e Stephania Amaral, dos podcasts Feito por Elas e Cinematório Café; e Eduardo Henrique “Filhote”, dos podcasts Machinecast e PodBrisar. Karin Voll, co-host do podcast X-Poilers, foi a mediadora.

O tema da terceira mesa foi “Financiamento coletivo: uma solução para o podcast?”. Estiveram presentes o paulista Fabio Franzoni, dos podcasts Pow de Cast, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.ai; Rafael Souza, do programa Tricotando e Emerson Almeida, da plataforma Megafono. Essa mesa foi mediada por Ana Eliza, do PodProgramar.

O 2° uaiPod foi realizado em de outubro de 2017, no Sesc Palladium. Representantes de mais de 10 podcasts colocaram em pauta a interação e o uso do entretenimento como ferramenta de reflexão. O evento contou com dois debates: “Um podcast de entretenimento pode cumprir outras funções sociais?” - com representantes dos podcasts Cinematório Café, Cultura Geek, Feito por Elas e X-Poilers; e “Como o podcast pode promover uma revolução cultural?”, com integrantes dos podcasts Entre Fraldas, Sem Choro, Que Viagem Cast e Tricotando.

A primeira edição do uaiPod foi realizada em agosto de 2016, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento foi um bate-papo descontraído no qual os realizadores puderam apresentar seus programas e conhecer outros podcasters.

A Mídia Podcast

A palavra podcast surgiu de uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Bastante popular nos Estados Unidos, o podcast chegou ao Brasil em 21 de outubro de 2004, com a estreia do primeiro podcast brasileiro, o "Digital Minds," de Danilo Medeiros, que falava sobre tecnologia em geral.

Serviço:

uaiPod 2019 – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters

Data de realização: 13 de abril, sábado, 13 às 18 horas

Local: Auditório do do prédio 1 (Dom Cabral) do Campus Praça da Liberdade da Puc Minas (Av. Brasil, 2023 - Praça da Liberdade)

Vagas Limitadas.

Assessoria de Imprensa:

Priscila Armani - uaipodmg@gmail.com - 98871-0289

Luciana d’Anunciação - luciana.anunciacao@gmail.com - 99742 7874