Sobre a Campanha #AtivismoNaWeb

#1

Só no primeiro semestre de 2018, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) registrou quase 73 mil denúncias, um crescimento de 37,3% no número de homicídios denunciados e 16,9% de relatos de violência sexual. Em 2017, foram 156,8 mil casos registrados.
Sabemos que os números são muito maiores que os relatados. Em muitos casos, a
violência ocorre de forma velada, quando a vítima sequer a identifica com clareza.
A ação foi lançada em novembro de 2017, por meio do Olhares Podcast, para sensibilizar sobre a violência de gênero e mobilizar os produtores de conteúdo web a participar da
Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas - uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público engajados neste enfrentamento.


O nosso papel é informar e alertar para que essas vítimas quebrem o silêncio, denunciem e se libertem das agressões, tornando possível também a punição dos agressores. O enfrentamento à violência contra mulheres e meninas é uma luta de todos e todas.
Para participar, basta usar seus canais de comunicação para discutir a respeito do assunto e usar as hashtags da campanha nas mídias sociais.

O material do #ativismonaweb está disponível no site do Olhares Podcast (Campanhas).

Sobre a campanha 16 dias de Ativismo
Todos os dias 25 de cada mês são dias de usar laranja. Uma ação promovida pela ONU Mulheres que culmina no dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A campanha visa reforçar o combate à violência de gênero, e homenageia as irmãs Mirabal - assassinadas em 25 de novembro de 1960, por fazerem oposição ao regime político da República Dominicana, país de origem. Elas eram conhecidas como Las Mariposas.
Em 1991, a ONU transformou o 25 de novembro em uma data comemorativa mundial, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. E é a partir deste dia que a campanha 16 dias de Ativismo começa, e vai até 10 de dezembro. Desde a primeira edição, em 1991, a campanha já conquistou a adesão de cerca de 160 países.


Sobre a ação #ativismonaweb
Em 2017, o Olhares Podcast criou a ação representada pela hashtag #ativismonaweb,
para divulgação, durante a campanha internacional, por podcasts, youtubers e canais do Facebook, Twitter e Instagram que se identifiquem com o tema e queiram participar da mobilização.
Além de informar sobre o alcance da militância na web, a proposta é discutir a violência de gênero do ponto de vista interseccional, difundindo as hashtags #16dias #ativismonaweb #violênciadegênero #violênciacontramulher #novembrolaranja e
#orangetheworld.

Sobre o Olhares Podcast
O Olhares Podcast é um projeto feminista que busca os pontos de vista sobre as mulheres para atribuir novos olhares, evidenciando suas lutas, participações sociais, ações afirmativas e conquistas.

1 Like