Qual o melhor método para gravar um podcast?

gravação
dicas

Não existe um único dia em que um futuro podcaster não procure na internet “Como gravar meu Podcast?”. Pensando nisso, resolvi jogar essa pergunta aqui na Podosfera pra tentar organizar os métodos mais usados por nós para ajudar todo mundo que está começando (e ajudar quem precisa conhecer métodos novos para manter seu Podcast).

E aí, qual método você usa? Quais aplicativos? Quais equipamentos? Conta aqui!
:heart:

5 Likes

Usamos o discord para fazer as sessões. Na hora das gravações, usamos o Audition para gravar as vozes em separado, enquanto usamos o bot Craig para gravar uma guia para edição e possíveis backups caso algum dos participantes não consiga mandar seu pedaço do áudio.

3 Likes

Já usei vários métodos. Ultimamente eu estou usando o Spreaker, vou gravando já com a trilha, funciona muito bem pra podcasts solo. O limite de gravação no “free” é de 15 minutos, então isso até me ajuda a não ficar me alongando.

Pra gravar com mais pessoas eu uso o Audacity e geralmente algum outro gravador (celular por ex) para garantir um backup caso dê ruim na gravação.

3 Likes

Hoje eu consigo gravar pelo celular (solo) com uma espuma de microfone. Uso o App nativo de gravação do Android. Mas pretendo melhorar.

3 Likes

O Podcast Mesa Oval a gente grava pelo discord mas cada um grava seu áudio separado no audacity enquanto eu faço a trilha ao vivo durante a gravação mesmo pelo Mixxx (que aí o programa já sai praticamente editado. É só syncar as falas porque o programa já tá trilhado)

O Contador de Historinhas e o “Ouve o som” eu gravo pelo Pro Tools

3 Likes

No coqueirocast, usamos o discord e craig, porém gravamos os audios separados via audacity e o dropbox como central de compartilhamento. em transmissões ao vivo pro youtube, tenho utilizado (e gostado) do OBS (Ope Broadcast Software)

4 Likes

Quando gravo com convidados essa é uma das maneiras que mais me sinto a vontade pra depois editar vc tem uma gravação primaria e um backup caso alguma coisa dê errado

2 Likes

Geralmente gravo no celular (utilizando o app TapeMachine e/ou RecForge II), e a edição é feita no Audacity.

Uma coisa interessante é que, como não tenho a condição de controlar adequadamente o som ambiente, acabo variando o local onde gravo; já gravei debaixo de um edredom, já utilizei um vocal booth (claro que não tão bonito quanto o que consta no artigo do link), já gravei literal e praticamente dentro do guarda-roupas, porém o que tem demonstrado ser melhor é gravar entre edredons e cobertores pendurados no varal de teto da área de serviço. A captação fica relativamente limpa, sem reverb, sem eco, diminuindo a quantidade de remoção de ruídos que se aplica(rá) na edição.

1 Like

Estou procrastinando bragarai pra testar o OBS e transmissões ao vivo. E uma das coisas que me faz procrastinar em relação a isso é que meu PC faz tanto barulho que a captação do áudio fica horrível, (tanto é que nem gravo o HP News diretamente no Audacity, e sim no smartphone).

1 Like

Quero fotos disso! :zipper_mouth_face::zipper_mouth_face:

1 Like

Pode deixar @CintiaPudim, farei o registro na próxima gravação e compartilho aqui para vossa apreciação! :wink:

1 Like

Eu gravo tudo pelo meu mixer, fazendo mix-minus :wink:

1 Like