Quais são os serviços de estatísticas independente que possa usar hoje?

Se você perdeu meu outro tópico fica aqui para você ler: O que é um serviço de estatisticas independente. Antes de te falar como usar os serviços de estatísticas independente eu gostaria de te apresentar dois deles.

O primeiro é a Podtrac, que foi lançado lá na primeira conferência de podcasting em 2005, lembrando que a tecnologia que permitiu a existência do podcast surgiu no fim de 2003, a Podtrac é a principal empresa de serviços de medição e publicidade de podcasts e com o grande boom de de podcasting, em 2016 o Podtrac separou em dois serviços essas duas frentes, uma para medição de podcast e a outro para publicidade em podcast, a parte de publicidade eu posso falar em um outro momento. Você pode conhecer a Podtrac por conta própria em podtrac.com.

A Podtrac Analytics, sempre que eu falar Podtrac aqui, estou me referindo ao serviço Analytics deles, além de prover o ranking de podcast mais baixados do mundo, com base nos downloads dos EUA, eles tem, na indústria de podcast, o ranking mais confiável em relação aos downloads hoje. Além disso tem uma forma própria de contabilizar os downloads, eles dizem que usam um modelo proprietário, seja lá o que eles querem dizer com isso na pratica, apesar de, dado a bagagem de décadas nesse processo de mensuração de downloads, terem influenciado bastante a IAB Podcast Measurement Technical Guidelines(o padrão aceito por grande parte da indústria de podcast como o melhor para se mensurar podcast).

O segundo serviço é a jovem Chartable, que recebeu recentemente $1.5 milhões de investimento para tocar os projetos deles, alguns, como o SmartLink, são bem interessantes, eles seguem o mesmo modelo do Podtrac, por exemplo, eles também produzem um ranking dos tops podcasts mas separam por alguns países, eles tem um serviço de publicidade também, e assim por diante. Você pode conhecer a Chartable por conta própria em chartable.com.

Pessoalmente eu acho Chartable mais amigável na interface deles, o que tornar eles mais legal que o Podtrac, apesar de não conseguir achar em nenhum lugar como eles mensuram os downloads, que passa menos confiança. Além disso a Chartable tem algumas integrações, que eu não usaria na minha conta, com o Apple Podcasts, compartilhando seu login e senha, eles conectam os downloads da plataforma da Apple, novamente eu não usaria na minha conta e não recomendo você usar na sua.

E eu acredito que a grande diferença das duas empresas é por ai, a Chartable, por ser uma empresa jovem, arrisca mais fazendo um serviço mais disruptivos, apesar de ter menos confiança na indústria de podcast, eu preciso citar o SmartLink aqui novamente, para te dar uma segunda chance, caso você ainda não jogou esse termo no Google, em vista que o Podtrac é uma empresa mais conversadora, menos “cool” e com uma confiança alta das empresas e produtores de podcast.

E agora pronto para escolher uma das duas? Nos próximos tópicos que vou te mostrar como usa-las, mas comente suas duvidas e que tipo de produtor você é? Mais conservador ou mais disruptivo?