Quais as melhores formas de divulgar um podcast?

Quem tá começando a produzir podcast geralmente se pergunta por onde começar a divulgação do seu conteúdo. Não existe uma fórmula mágica, mas por se tratar de conteúdo digital, nada mais lógico que usar (e abusar) das redes sociais.

A forma mais fácil de começar é criar uma página no Facebook para o seu podcast. Divulgar os links dos episódios e links de conteúdos semelhantes aos apresentados nos episódios vão fazer com que seu público comece a se engajar.

Se você tiver conteúdo suficiente ou disponibilidade de tempo, uma conta no Twitter pode ajudar a entrar em contato com seu público; além de iniciar interações com pessoas que possam vir a se tornar ouvintes, é possível utilizar hashtags para divulgar o podcast.
Algumas das hashtags mais usadas:
#PodcastFriday - Usada às sextas-feiras para compartillhar episódios que agradem o usuário;
#MulheresPodcasters - Usada para divulgar conteúdo criado por mulheres;
#OuçaMaisPodcasts - Usada para divulgar a mídia e incentivar as pessoas a ouvirem mais podcasts;
#LGBTPodcasters - Usada para divulgar conteúdos LGBT;
#PodosferaPreta - Usada para divulgar conteúdos de membros da comunidade negra.

O Instagram pode ajudar na divulgação também, principalmente se você puder expandir o conteúdo tratado no seu podcast para fotos e vídeos (não esquecendo de usar hashtags). Outra coisa que faz bastante sucesso são os bastidores do podcast.
Uma ferramenta útil é o Stories que, além de dar um UP no Instagram, permite ver quem está acompanhando as postagens e interagir com os perfis, além de ter variadas opções criadas para interações (como enquetes, peguntas, etc).

Muito podcasts também têm grupos de interação com os ouvintes no Facebook, Whatsapp e Telegram. É bem comum que os ouvintes queiram interagir com os podcasters ou com outros ouvintes e essa interação ajuda bastante na divulgação do seu conteúdo, além de servir como feedback do que está sendo produzido.

E por falar em interação, participar de grupos de Podcasts/Podcasters é bastante importante, assim como interagir com outros podcasters e não esquecer que estamos todos no mesmo barco.

É claro que isso aqui não é uma receita de bolo, mas já serve pra quem tá começando. :sunglasses:

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

6 Likes

Ei querida, seu post foi criado antes, mas recentemente o pessoal lançou o uso de novas hastags a exemplo da #mulherespodcasters para a divulgação de podcasts que possuam em sua bancada regular, ou como convidados em episódios específicos, membros das comunidades negra e lgbttqia+
Posso sugerir que você edite seu texto pra acrescentar #LGBTPodcasters e #PodosferaPreta ?

1 Like

Claro! Seria inclusive legal ter mais hashtags, será que conseguimos reunir outras? :heart:

1 Like

acho que podemos criar uma categoria pra ações que utilizam alguma #, e inseri-las aqui no seu post linkando pro tópico que detalha melhor o seu uso, que tal? assim dá pra ir complementando esse tópico aqui sempre que novas ações surgirem.

1 Like

Eu não faço idéia de como fazer isso! Me ajuda. :sweat_smile::sweat_smile:

https://podosfera.org/c/comunidades/hashtags criei a categoria, depois povoamos com os tópicos. :kissing_heart:

1 Like

O que seria de mim sem ti??
Obrigada, flor!! :heart: