Podcast novo, como divulgar?

Eai pessoal, tudo top?

Eu e o meu amigo criamos um podcast sobre temas aleatórios, já temos 2 eps, mas não tenho a minima ideia de como divulgar os eps para as pessoas ouvirem. Alguém ai tem dicas de divulgação de forma barata ou até de graça?

Fala @Dubio,

Vou te falar em termos gerais algumas ideias e talvez você possa encontrar uma luz sobre seu processo, antes de tudo, sua duvida é uma dor da grande maioria dos produtores, então obrigado por perguntar.

O primeiro passo, e mais simples, é você está nos agregadores de podcast, eu escrevi um podcast de onde cadastrar o seu podcast aqui no podosfera.org, cadastrando nos agregadores, você irá ter links diretos para o seu show em cada um esses links podem facilitar na hora da divulgação.

Depois disso você precisa estar onde o seus ouvintes estão se você não faz idéia, começa com um exercício mental fazendo algumas perguntas, pense o seguinte, o conteúdo que vocês falam, deve agregar valor para alguém, e pode ser que você que você arranque um sorriso da pessoa, é algo que tem muito valor para muita gente, então não pense que seu podcast não tem valor, com isso em mente algumas dicas de perguntas são:

• Onde estão os meus ouvintes? Twitter? Facebook? Telegram? Youtube?
  • Que tipos de grupos ou hashtags eles seguem?
  • Que tipo de podcast eles escutam?
  • Que youtubers eles acompanham?
  • Que tipo de evento eles vão?
  • Que outras pessoas eles escutam?

E por ai vai, esse lista é quase infinita, uma pergunta pode levar a outra, muitos podcasts, são um espelhos dos seus produtores, então você seria seu próprio ouvinte, nesse caso você pode tentar encontrar pessoas parecidas com você.

Você pode fazer bastante testes, você pode criar uma ou mais personas, tem varias formas mensurar, pode ser o aumento de followers, de downloads, de contribuidores, enfim, para que isso funcione, você precisa gerar conteúdo e conversar com as pessoas.

Sobre conversar com as pessoas, é conversar mesmo, pergunta sobre o que elas acharam, sobre o que da para melhorar, no começo, você pode ouvir criticas, mas respire e saiba usa-las para fazer o seu podcast melhor. Conversa com as pessoas vai te ajudar a entender melhor seu andamento, vai te ajudar a entender melhor o seu publico e a direção que você está indo. Conversar com as pessoas é conversar com seus ouvintes, sabe aquela pessoa que deu um link no seu post? Mas é também conversar com pessoas que você acredita que tem bom senso para julgar seu trabalho. Entrar em algumas polêmicas na internet é bom também para divulgar seu conteúdo, mas da um pouco de trabalho resolver os efeitos colaterais depois.

Sobre gerar conteúdo, para ajudar na divulgação gastando quase zero (quase, pq tempo é dinheiro):

Seu podcast tem quantos minutos? 30? 45? 1h? Você deve postar ele normalmente no seu feed, e divulgar nas suas redes sociais, divulgar entre os amigos, nos grupos de whatsapp, e por ai vai, é o que tudo mundo faz. Pega esse conteúdo, depois de postado e corta ele em partes que façam sentido, seja uma piada, seja uma dica, enfim, divide esse conteúdo em pequenos pedaços de 1 ou 2 minutos, deixe a pessoa saber que esse conteúdo faz parte de um conteúdo maior, e posta ele durante a semana, no twitter com uma imagem legal, no instagram, no youtube, sei lá, onde está o seu publico. Isso faz com que você se torne ativo na vida das pessoas, com conteúdo todos os dias quase.

Sabe esse pedaço que você cortou? Será que não da para fazer um episódio só com o tema dele? Ou ir em um evento sobre isso para divulgar e conhecer mais pessoas? Será que não tem um podcast que fala sobre isso? fazer crossover é a melhor forma de divulgar podcast gastando pouco, você pode chamar algum integrante de lá para um podcast seu, isso ajuda muito na divulgação, nas perguntas que coloquei acima de idéia, você poderia pegar aquele youtuber que seu ouvintes curte e fazer contado com ele, sem medo, e aberto para receber um não, pede para um apenas uma mensagem se áudio respondendo uma ou duas pergunta.

Tem muitas técnicas simples que pode ajudar, eu estou citando algumas, e desculpa se meu texto não está estruturado, mas estou jogando idéias aqui.

Eu acredito que as suas perguntas iniciais sobre seu ouvinte, as suas conversas com outras pessoas, a geração constante de conteúdo, fazer colab/crossover e voltando ao primeiro ponto vai te ajudar a criar um processo de divulgação. Muita gente diz que enquanto mais lugares melhor, pode ser, para mim estar nos lugares melhor(melhor aqui é onde seu ouvinte esta) e na hora certo é o diferencial, e isso tem muita a ver com a forma que usamos para nos comunicar, quer um exemplo? posta um link no twitter do seu podcast, legal, você está no twitter e o seu episódio também, agora imagina o seu ouvinte, no twitter pelo celular dando risada com memes, lendo titulo de noticias, vendo gifs animados, e lendo tweets interessantes e profundos, dai aparece o seu link, ele clica, vai sair do twitter abrir o browser dele, a chance dessa cara para te ouvir por 30m não é as melhores, mas se você tiver ali um vídeo de 1m, com uma imagem legal e o seu áudio, para ele ouvir rapidinho e ter um insight bacana ou dar risada, você já ganhou esse cara hoje, pode ser que quando você postar o link do seu podcast no Spotify, ele já clica e deixa um baixado para ele ouvir.

Tem muito mais formas de fazer, eu espero que outros produtores compartilhe aqui seus métodos.

1 Curtida