Podcast de apenas uma pessoa

Oi @dhiogorevert,

Meus podcasts tem integrantes fixos, então não cabem em nenhuma das duas formas que você comentou, mas eu escuto muitos programas e queria responder sua última pergunta:

…agir como apresentador e a cada programa trazer dois convidados? (…) o podcast não ficaria sem “identidade”?

Se você fizer um programa com você e convidados, seja um ou mais de um, em geral, o ouvinte pode até chegar no seu programa pelo convidado, mas ele fica por você.

O que vai dar a identidade pro seu programa , tanto visual quanto sonora, é você.
Você decide qual o tom das conversas, você decide como conduzir seu(s) convidades, e mais importante, você é quem está lá, programa após programa, então o segredo, caso vc opte por esse formato, é dar bastante destaque aos convidados, mas imprimir, aqui e ali, alguma pessoalidade ao programa, de forma que sua audiência se identifique com você. Diga sua opinião de vez em quando, conte algum caso que contextualize suas perguntas. Coloque uma introdução ou um encerramento ao programa, já sem os convidados, em que vc conclui os pensamentos… as possibilidades são infinitas.

1 Like

Eu apresento o Atlas do Rock sozinho: https://www.megafono.host/podcast/atlasdorock

O que eu faço para não ficar monótono é intercalar a fala com alguns trechos de músicas (relacionadas ao tema, é claro).

Não acho que precisa ser uma escolha entre “sozinho” ou com “convidados”. Você pode usar os dois modelos. EU apresento sozinho, mas de vez em quando chamo um convidado para um episódio especial.

1 Like

Tem o Meia Hora Sozinho, mesmo ele não publicando mais, vale a pena conferir o conteúdo que ficou:

Particularmente acho que deve fazer o que te deixa confortável e tem condições de fazer. Eu já fiz programa de rádio, sem ser radialista, sou profissional de Saúde, com equipe grande, era muito bom. Agora estou fazendo o Podcast Música para pensar, sobre música, polícia e cultura. Faço sozinho, em torno de dez minutos. Acho muito melhor fazer com equipe, no entanto, com equipe, depende-se da disponibilidade de cada um e sozinho eu faço no meu ritmo, controlo tudo, desde o texto até a edição. Tem prós e contra nisso.
Espero ter ajudado.

1 Like