Ouvinte de Rádio - Futuro Ouvinte Fiel de Podcast!

#1

A cada ano que passa novas pesquisas apontam que milhões de pessoas escutam rádio. No final de 2018 as pesquisas apontam que pelo menos 3 Bilhões de pessoas no mundo escutam rádio por pelo menos 90 minutos diariamente. São mais de 10 horas semanais.

No Brasil 89% da população ouve rádio diariamente (Veja Matéria da Acert Aqui), boa parte desses ouvintes ouve fazendo outras atividades e muitas delas podem ser feitas ouvindo podcast.

Um Motorista, seja Taxi, Uber ou caminhão, passa horas atrás do volante ouvindo rádio e pode muito bem passar a ouvir podcast, seja musical, seja de notícias, seja de cultura POP.

Muitas pessias escutam no transito, muotas vezes para saber qual o melhor caminho.

Muitas cidades não tem muita variação de percurso, além disso o celular consegue ser tão eficiente quanto. O Podcast pode substituir o rádio nesses períodos e ainda pode substituir para quem usa o transporte público.

Para além dos veículos, existem as atividades domésticas e o trabalho.

Para quem ouve, pode parecer batido esses períodos de substituição, mas para quem produz, o nosso público “é o mesmo” do rádio, para quem produz a conquista dessas pessoas é importante.

Não quero aqui dizer que o Podcast tem que substituir o rádio, mas é preciso unir-se a sua força. Se ele mantém um publico fiel, por que não convencer a ouvir após o programa que gosta.

É bem provavel que em algum momento do deslocamento o “Ouvinte de rádio” trabalhe no Zapping, porque não convencer a conhecer a midia dizenfo: “Ao invés neo Zapping, escute este programa”.

Trocar hábitos leva tempo e precisabde um primeiro impulso, se não podemos combater certos hábitos, porque não tentar usa–los à favor da mídia e do seu próprio podcast.