O que é um serviço de estatísticas de podcast independente?

A maioria das hospedagens de podcast hoje tem por padrão as estatísticas embutidas, eu desconheço uma hospedagem que não te da essa funcionalidade, no Megafono essa funcionalidade não existia para os planos gratuitos, mas faz mais de 1 ano que adicionamos ela em todos os planos e nós fizemos isso por acreditar que as estatísticas são essenciais, sem elas os produtores estão cegos em relação ao seu publico.

Digo isso, cada hospedagem tem mais ou menos o seu jeito de computar os downloads, apesar de que hoje temos algumas especificações de como essa contagem poderia ser feita, a mais famosa e utilizada hoje é a IAB Podcast Measurement Technical Guidelines 2.0, mesmo assim você vai ver divergência entre plataformas de podcast, por outro lado, existem produtores que usam plataformas que não sabemos muito bem como essa contagem é feita, é o caso do SoundCloud, por exemplo, e de muitas outras plataformas, e pior do que isso existem produtores que usam métodos nada recomendado e com dados extremamente inflado, como por exemplo que faz a contagem própria ou usam dados de acesso ao arquivo no cPanel, se você não faz idéia do que isso, parabéns.

Para resolver esse problema ou parte dele, alguns serviços foram construidos, um deles surgiu em 2005, nos primórdios do podcast, com o intuído de fornecer um padrão confiável e único de contabilização de estatísticas, que pudesse ser usado sem dependência da hospedagem que você está usando, nasceu os serviço de estatísticas de podcast independente.

Basicamente o que esses serviços fazem é ficar entre a sua hospedagem e o seu ouvinte, quando o ouvinte baixar o áudio, o download vai passar por eles, eles contabilizam o acesso, e redireciona o ouvinte para sua hospedagem. Eles são como o relógio de agua, gás ou energia da sua casa, contabilizando tudo que passa.

Eu fiz um desenho, bem ilustrativo, desculpe me, mas desenho não é o meu forte, para tentar tornar mais visual. O Host (em verde) é sua hospedagem, onde você coloca o seus arquivos .mp3, o Stats prefix é a parte do servidor de estatísticas que tem a responsabilidade de receber os downloads do ouvinte e repassar para sua hospedagem (setas em azul claro), bem como contabilizar esse download (seta em azul escuro).

Como todos os downloads passam pelo sistema de estatísticas você ganha um serviço a mais para contabilizar e te mostrar esses dados. E o melhor, a maioria desses serviços são GRATUITOS, então em outros tópicos eu vou te apresentar alguns serviços e suas funcionalidades. Caso você seja muito ansioso deixo aqui o link de dois que quero citar em breve, o Podtrac e Chartable.

Comentem abaixo o que achou, quais são suas duvidas.

1 Curtida

Sensacional, Emerson! O desenho ficou bem bacana :smiley:
Gostaria de tirar uma dúvida, O Chartable me pareceu um serviço bem bonitão e organizado, mas quando usava servidor pago eu usava o Blubrry.
Você saberia dizer qual a diferença principal entre esses dois serviços? E se é possível usar o Blubrry com o Megafono.

Grande abraço!

Olá @O_Som_do_Cartucho,
Obrigado pelo elogio ao desenho :smiley:

Então a Blubrry não é tão antiga quanto o Podtrac, mas tem um grau de confiança grande na indústria de podcast, está, com certeza, entre as plataformas mais usadas de podcast do mundo, e eles tem o certificado de auditoria de estatísticas da IAB atestando que eles estão dentro das regras propostas. O Blubrry é uma boa opção.

Sobre usar com o Megafono, tem como sim, acabei de postar aqui: