O que é podcast e como ouvir?

#1

“Podcast é tipo um programa de rádio, só que na internet.” Essa costuma ser a resposta mais simples e direta para a pergunta, mas ela tá certa? Tá sim, só que o podcast vai um pouquinho mais além.
Tá bom, vai MUITO além disso!

Podcast é uma forma de publicação e disponibilização de conteúdo por áudio e/ou vídeo que pode ser acessado por streaming ou download, tipo um programa de rádio/TV mesmo, só que você escolhe onde, quando e como consumir.
O tipo de conteúdo mais usado no Brasil é o de áudio e existem diferentes formatos com os mais diferentes interesses/assuntos, desde podcasts solo (com a pessoa fazendo um monólogo), a podcasts com muitos participantes discutindo os mais variados assuntos. Também existem podcast de entrevista, com um ou mais participantes.
O formato mais comum no Brasil é o de “papo de bar” ou “conversa entre amigos”, onde todos os participantes dialogam sobre os assuntos da pauta e mostram seus pontos de vista duma forma bastante informal, aproximando o ouvinte da conversa.

Como ouvir?

Streaming:

Streaming é uma forma de distribuição de dados em que você não precisa fazer o download para ter acesso a eles, ou seja, o conteúdo fica disponível 24 horas por dia para acesso online, bastando que você tenha uma conexão de internet ativa para acessar.

Para ouvir podcasts por streaming, você precisa de muito pouco, bastando ter um aplicativo próprio para isso.

iOS:
Se você tem um iPhone, ele já possui um aplicativo nativo (“nativo” é o aplicativo que já vem com o celular) bem fácil de usar: o nome é “Podcasts”.
Caso você queira usar outro aplicativo, é só abrir a App Store e procurar pelas várias opções disponíveis.

Android:
Se o seu celular é do robozinho, é necessário baixar um agregador de podcast, ou seja, um app específico para ouvir podcasts. Basta abrir a Play Store e conferir as diversas opções disponíveis (a maioria é gratuita!!).
Alguns celulares mais novos da Google já vem com um app nativo, o Google Podcasts . Se o seu não veio, não se preocupe, já é possível baixar pela Play Store também.

Download:

Outra forma simples de ouvir podcast é baixando ele diretamente do site (ou pelo seu agregador de podcasts) e ouvir na hora que quiser, inclusive se estiver offline. É possível reproduzir em qualquer aparelho que leia MP3, o formato mais comum para podcasts.

Como funciona o aplicativo?

Os agregadores de podcasts funcionam de maneira simples: basta abrir o app, digitar o nome do podcast que está buscando e ele vai mostrar o feed do podcast, ou seja, a lista dos episódios já disponíveis pra ouvir. Aí é só dar o play e curtir o podcast!

Se você gostar da vibe dele, é só assinar o feed e, cada vez que tiver episódio novo, o app vai avisar e você pode ouvir na hora! Mas não é obrigatório ouvir na hora que sai, tá bom? Dá pra ouvir na hora que você quiser! Ele vai estar sempre disponível pra você e essa que é a grande graça do podcast!.

Tá vendo como é fácil ouvir podcast? Não perde mais tempo não e procura logo a gente por lá! Garanto que você não vai se arrepender.

Dicas:

O Castbox é um app que vem ganhando bastante espaço nos últimos tempos, principalmente depois de lançar a função “Comunidade” (para interagir com outros produtores e ouvintes) e as transmissões ao vivo.Ele está disponível para as principais plataformas:
Apple Store // Google Play // PC.
Uma das maiores vantagens do Castbox é que ele sincroniza o que você está ouvindo! Ou seja, não importa se você começa a ouvir no celular e depois passa pro PC, ele vai continuar exatamente do ponto que parou.

E aí, já escolheu seu app?
:heart:

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

5 Likes
Como distribuir meu podcast?
#2

Maravilhosa forma de explicar!
Compartilhando com o mundo em 3,2,1…

2 Likes
#3

Muito obrigada!!!
:heart:

1 Like
#4

Parabéns pelo texto, se permitir irei usar ele num futuro próximo.

3 Likes
#5

Muito bom! Se permitido, gostaria de usar esse texto em outros locais, com os devidos créditos é claro!

2 Likes
#6

@CintiaPudim talvez seja interessante colocar uma licença no texto, uma Creative Commons de preferência, para o pessoal repostar tranquilo.

2 Likes
#7

Desculpa a demora pra responder! Podes usar o texto, só não podes esquecer de me creditar. :sweat_smile:

“Texto por Cintia Pudim - www.pudimcast.com.br”.
:heart:

1 Like
#8

Obrigada!!! Só não esquece de creditar o texto:

“Texto por Cintia Pudim - www.pudimcast.com.br”.

1 Like
#9

Muito obrigada!!!
Não esquece mesmo os créditos. :sweat_smile::sweat_smile:

Sugestão:
“Texto por Cintia Pudim - www.pudimcast.com.br”.

:heart:

1 Like
#10

Ok, chefinho! Resolvendo isso agora mesmo!!

:metal:t2:

2 Likes