Novidade: Usar serviço de estatísticas de podcast independente do Megafono

Estamos falando bastante de estatísticas ultimamente, essa é a parte do podcast menos explorada e menos entendida na minha opinião. E hoje eu quero falar para você sobre os serviços de que oferecem processamento e a contagem de estatísticas independente do seu servidor, independente de onde você está hospedado, quero aproveitar para anunciar que o Megafono agora suporta esses serviços e, é claro, quero de dar algumas dicas de como usar essa novidade e qual serviço usar.

A maioria das hospedagens de podcast hoje tem por padrão as estatísticas embutidas, eu desconheço uma hospedagem que não te da essa funcionalidade, no Megafono essa funcionalidade não existia para os planos gratuitos, mas faz mais de 1 ano que adicionamos ela em todos os planos e nós fizemos isso por acreditar que as estatísticas são essenciais, sem elas os produtores estão cegos em relação ao seu publico.

Digo isso, cada hospedagem tem mais ou menos o seu jeito de computar os downloads, apesar de que hoje temos algumas especificações de como essa contagem poderia ser feita, a mais famosa e utilizada hoje é a IAB Podcast Measurement Technical Guidelines 2.0, mesmo assim você vai ver divergência entre plataformas de podcast, por outro lado, existem produtores que usam plataformas que não sabemos muito bem como essa contagem é feita, é o caso do SoundCloud, por exemplo, e de muitas outras plataformas, e pior do que isso existem produtores que usam métodos nada recomendado e com dados extremamente inflado, como por exemplo que faz a contagem própria ou usam dados de acesso ao arquivo no cPanel, se você não faz idéia do que isso, parabéns.

Para resolver esse problema ou parte dele, alguns serviços foram construidos, um deles surgiu em 2005, nos primórdios do podcast, com o intuído de fornecer um padrão confiável e único de contabilização de estatísticas, que pudesse ser usado sem dependência da hospedagem que você está usando, nasceu os serviço de estatísticas de podcast independente.

Basicamente o que esses serviços fazem é ficar entre a sua hospedagem e o seu ouvinte, quando o ouvinte baixar o áudio, o download vai passar por eles, eles contabilizam o acesso, e redireciona o ouvinte para sua hospedagem. Eles são como o relógio de agua, gás ou energia da sua casa, contabilizando tudo que passa.

Eu fiz um desenho, bem ilustrativo, desculpe me, mas desenho não é o meu forte, para tentar tornar mais visual. O Host (em verde) é sua hospedagem, onde você coloca o seus arquivos .mp3, o stats prefix é a parte do servidor de estatísticas que tem a responsabilidade de receber os downloads do ouvinte e repassar para sua hospedagem (setas em azul claro), bem como contabilizar esse download (seta em azul escuro).

Como todos os downloads passam pelo sistema de estatísticas você ganha um serviço a mais para contabilizar e te mostrar esses dados. E o melhor, a maioria desses serviços são GRATUITOS, então vamos conhecer que serviços são esses e as funcionalidades deles.

Antes de te falar como usar esses serviços de estatísticas independente eu gostaria de te apresentar dois deles.

O primeiro deles é a Podtrac, que foi lançado lá na primeira conferência de podcasting em 2005, lembrando que a tecnologia que permitiu a existência do podcast surgiu no fim de 2003, a Podtrac é a principal empresa de serviços de medição e publicidade de podcasts e com o grande boom de de podcasting, em 2016 o Podtrac separou em dois serviços essas duas frentes, uma para medição de podcast e a outro para publicidade em podcast, a parte de publicidade eu posso falar em um outro momento. Você conhecer a Podtrac por conta própria em podtrac.com.

A Podtrac Analytics, sempre que eu falar Podtrac aqui, estou me referindo ao serviço Analytics deles, além de prover o ranking de podcast mais baixados do mundo, com base nos downloads dos EUA, eles tem, na indústria de podcast, o ranking mais confiável em relação aos downloads hoje. Além disso tem uma forma própria de contabilizar os downloads, eles dizem que usam um modelo proprietário, seja lá o que eles querem dizer com isso na pratica, apesar de, dado a bagagem de décadas nesse processo de mensuração de downloads, terem influenciado bastante a IAB Podcast Measurement Technical Guidelines(o padrão aceito por grande parte da indústria de podcast como o melhor para se mensurar podcast).

O segundo serviço é a jovem Chartable, que recebeu recentemente $1.5 milhões de investimento para tocar os projetos deles, alguns, como o SmartLink, são bem interessantes, eles seguem o mesmo modelo do Podtrac, por exemplo, eles também produzem um ranking dos tops podcasts mas separam por alguns países, eles tem um serviço de publicidade também, e assim por diante. Você conhecer a Podtrac por conta própria em chartable.com.

Pessoalmente eu acho Chartable mais amigável na interface deles, o que tornar eles mais legal que o Podtrac, apesar de não conseguir achar em nenhum lugar como eles mensuram os downloads, que passa menos confiança. Além disso a Chartable tem algumas integrações, que eu não usaria na minha conta, com o Apple Podcasts, compartilhando seu login e senha, eles conectam os downloads da plataforma da Apple, novamente eu não usaria na minha conta e não recomendo você usar na sua.

E eu acredito que a grande diferença das duas empresas é por ai, a Chartable, por ser uma empresa jovem, arrisca mais e tem serviços disruptivos, apesar de menos confiança na indústria de podcast, eu preciso citar o SmartLink aqui novamente, para te dar uma segunda chance, caso você ainda não jogou esse termo no Google, em vista que o Podtrac é uma empresa mais conversadora, menos “cool” e com uma confiança alta das empresas e produtores de podcast.

Se você chegou aqui deve estar se perguntando como esses serviços funcionam e talvez até esteja ansioso para usar. Então vamos entender primeiro a parte mais importante, o que é o Prefixo de URL dos Servidores de Estatísticas .

Tanto a Podtrac, a Chartable, ou até mesmo o Blubrry, quando oferecem esse serviço, dão uma URL para você incluir antes(por isso Prefixo de URL) de todas as URLs de download de episódio no seu Feed (isso significa que sua hospedagem deve ter suporte a esses serviços).

Por exemplo, imaginem o seguinte cenário:

URL de download de um episódio: “https://download.megafono.host/meu-episodio.mp3
Prefixo de URL que o serviço me deu: “https://stats-prefix.com/e15188131
URL de download do episódio final: “https://stats-prefix.com/e15188131/https://download.megafono.host/meu-episodio.mp3

Percebeu que juntamos as duas URLs? É assim que funcionam esses serviços, eles adiciona um camada na URL final do seu episódio permitindo contabilizar o download e depois redirecionar para URL final, como eu expliquei no desenho acima.

Como usar no Megafono?

Eu sei que depois de toda essa explicação você deve ter cansado, talvez um pouco confuso, é nessa parte eu gostaria de fazer um anuncio, o Megafono da suporte aos serviços de estatísticas independente , eu poderia dizer que o Megafono oferece esse tipo de serviço, mas vamos deixar isso para outro momento, uma coisa de cada vez.

Para usar essa funcionalidade no Megafono basta você ter em mãos o seu Prefixo de URL, e ir na pagina de edição do seu podcast, em “Dados Avançados” tem um campo “Prefixo da URL do Servido de Estatísticas”, colando ali o Prefixo de URL, todos os seus downloads vão ser contabilizados também no serviço de estatísticas que você escolheu usar.

Eu postei dois tópicos que podem te ajudar:

Por hoje é só, até a proxima!