Novidade: Criar um episódio usando URL de áudio

No Megafono, mesmo nos planos pagos, você pode criar um episódio de podcast fazendo link direto para uma URL de áudio.

Essa funcionalidade pode ser usada em vários momentos, eu vou explicar o motivo dela existir e na explicação falar dos dois casos mais óbvios de uso dela.

A primeira versão dessa funcionalidade foi criada para os planos gratuitos, no Megafono os planos gratuitos não tem a funcionalidade de armazenamento, então o uso da URL de áudio é obrigatória, alguns produtores usam o archive.org por exemplo para hospedar seus arquivos de áudios, outros seu próprio site. Mesmo o áudio não estando hospedado no Megafono, ainda sim conseguimos analisar os dados de downloads usando uma tecnologia de prefixo de URL, o mesmo usado por serviços de analytics de podcast independiente, eu já falei um pouco sobre esses serviços, vou deixar os links abaixo caso você tenha interesse em saber mais.

Esse caso é hoje o principal uso da funcionalidade de episódio via URL de áudio, eu quero te apresentar um outro motivo para usar-la. Nós sabemos que o crossover é a melhor ferramenta de divulgação de podcast atualmente, imagina se você conseguisse participar de um podcast que não é o seu, postar esse episódio no seu feed, sem gastar nada da sua hospedagem, tendo o relatório de downloads das pessoas que escutaram no seu podcast e ainda sim permitindo que o podcast que você participou tenha os dados de downloads do lado dele, parece mágico né?

Definitivamente não é, pois é justamente isso que essa funcionalidade que estamos falando faz, ao criar um episódio no Megafono e usar a URL do áudio de um outro podcast, você tem os downloads que ocorreram no seu feed/player/etc sendo contado nas suas estatísticas e o podcast, dono da URL, também tem esses dados, pois como você usou a URL dele, os downloads são contados normalmente para ele.

Essa técnica em muitos casos é melhor que você baixar o áudio do outro podcast e subir como você sabe os seus episódios. Nesse caso você apesar de ter os dados de downloads do seu lado, tem mais dificuldade de compartilhar as estatísticas.

Veja um exemplo disso na prática, eu participei do excelente podcast SerifaCast falando sobre Podcasts e sobre o Megafono, depois de uma semana postado no SerifaCast, eu postei ele no Megafono usando essa funcionalidade, o que ocorreu é que eu vi nos meus gráficos do Megafono os ouvintes e o impacto desse podcast, e é claro, dessa forma de compartilhar podcast no meu feed, e o SerifaCast também pode ver na sua plataforma o impacto de me ter como convidado, sem precisar que eu envie planilha nem nada do tipo para ninguém.

Nota: Sempre peça para o produtor mandar a URL valida de download dele, dependendo de como você pegar essa URL pode causar problemas e não alcançar os resultados esperado.