Música Royalty Free NÃO É música de graça

#1

Um texto que já postei tanto no facebook quanto no LinkedIn mas que acho bom para ter salvo por aqui também a respeito de Músicas Royalty Free

Vi algumas postagens recentes no Facebook referente a pessoas indicando Músicas Royalty Free como se fossem músicas de graça para seu projeto e fiz um texto curtinho a respeito:

Música Royalty Free NÃO É MÚSICA DE GRAÇA

Quando alguém falar “procura umas músicas livre de direitos autorais” não quer dizer que essa música pode ser usada de graça. Simplesmente quer dizer que você paga pela licença uma única vez (que pode variar a duração, desde coisa de 1 ano~3 anos até pra sempre) e pronto, você não precisa ficar pagando por reprodução, negociar com o artista se ele ganha algum a mais além do que você pagar.

Por exemplo: Se você entrar no site da Audio Jungle, as músicas lá são Royalty Free, mas são PAGAS. Você compra a licença.

No entanto, podem existir músicas Royalty Free em que o artista coloca ela como Creative Commons e ai você tem que ver de acordo com a licença do Creative Commons se o artista precisa ser creditado e o que você tem direito a fazer com a trilha. É só uma questão de procurar.

Mas só queria deixar claro porque pode ter alguém que interprete isso de Royalty Free como música de graça e, as vezes, pode querer usar isso em algum projeto sem necessariamente saber que dependendo da música ela deveria ter que comprar uma licença dela.

Quando forem procurar por trilhas, verifique direito a licença dessa trilha, praticamente todo site que trabalha com esse estilo de música tem um “Licensing Info” que tem explicado direitinho como funciona o uso.

Links interessantes:


https://www.cinematicwaves.com/licensing-info.html

https://incompetech.com/music/royalty-free/faq.html

https://freepd.com/

2 Likes
#2

Muitas vezes as pessoas esquecem de por os creditos dos soundtracks mesmo aqueles que são disponibilizados de forma “gratuita” com muita certeza nao foi facil para a pessoa fazer aquela musica nada mais justo reconhecer o trabalho e deixar um link pra pessoa ser vista também a famosa via de mão dupla

2 Likes
#3

Exato hahahahaha é sempre bom ressaltar que todo site que disponibiliza música tem um FAQ instruindo como funciona a questão do direito. Inclusive os de artistas independentes (como o Kevin MacLeod do Incompetech) que em cada música que você vai baixar tem o como creditar a música.

1 Like