Montando o clock do seu programa

#1

Falei aqui na Comunidade sobre o Clock e como ele pode contribuir para o seu programa, agora chegou o momento de ajudar a montar o Clock do seu programa.

Em primeiro lugar é necessário saber qual o tempo que terá o seu programa, pode ser que se descubra a necessidade de mais ou menos tempo do que o imaginado no inicio e um piloto pode mudar o tempo do seu Clock. Para quem já tem um PodCast ativo o Clock pode ser a passagem para o papel das rotinas que já ocorrem no programa e ainda ser a instalação de um planejamento temporal no PodCast (acredito que já haja, mas colocar no papel é um compromisso ainda maior que você assume, principalmente com seu ouvinte e posteriormente com o mercado publicitário).

Depois vamos a “Abertura”, e por consequência o “Encerramento”, esses Setores (observe que não chamo de blocos, aqui bloco é o espaço que pode conter vários setores do programa, ou seja, a Abertura, o Primeiro Quadro, Leitura de E-mails e a primeira parte da Pauta Principal), são as pontas do programa e são pensadas juntas, pois as perguntas são as mesmas: Quantas pessoas participam do programa? Em que consiste a apresentação de cada um (é só nome e rede social, tem frase de efeito, algum comentário inicial, um currículo da pessoa)?

No Encerramento, a perguntas são mais ou menos a mesmas, com as devidas alterações entre a abertura e encerramento.

No Geral a Abertura e o Encerramento não passam de cinco minutos, e muitas vezes o tamanho de um pode ser diferente do outro.

Por exemplo, um programa monólogo, a abertura pode ter um minuto, passando apenas apresentando o tema do programa, mas no encerramento, faz-se agradecimentos, fala sobre formas de apoio, redes sociais, e ainda pode vir somado ao setor de Recados, virando um duplo setor de 2 a 3 minutos.

Já falei da importância de separar no Clock os setores, por isso, vale a pena estipular os tempos separados, mas para exemplos deixemos os tempos dessa forma.

Passando do encerramento a Leitura e E-mails e Comentários vai muito de cada programa, e não vou ficar exemplificando. No texto passado e há poucas linhas falei sobre a separação, mesmo que fiquem interligados no programa como um Quadro único.

Cabe a você entender o tempo do seu programa que vai muito além do tempo total, mas conta também com o conteúdo que muitas vezes pode estar disponível.

A Parte mais complicada de mensurar e estabelecer tempos, geralmente é a pauta principal. Quem está no processo de criação do programa muitas vezes fica em dúvida do tempo necessário para cobrir a pauta do programa e como os ouvintes vão encarar a duração do programa. Quem já tem um programa formado sabe, pelo hábito, o tempo do seu programa.

Aqui os tempos serão variáveis, e vou utilizar como base o modelo que segue junto do texto, mas farei colocações que servem para qualquer duração de programa.

Depois da Abertura e um primeiro quadro, que pode ser os recados e/ou a leitura de e-mails, o primeiro quadro pode durar 15 minutos, de forma a atingir a metade do programa, complementando a primeira meia hora.

Esses quinze minutos, pelo modelo, serão o maior bloco do programa, pois dependem de uma apresentação do assunto e um ponto que mantenha o interesse no público para continuar ouvindo o programa.

A pergunta mais comum é, qual o tempo ideal de um bloco de programa? É uma resposta complicada, mas a maioria dos programas gera blocos em torno de 10 a 20 minutos, mesmo que não se abra um intervalo, use-se um quadro ou outro meio, muito mais do que isso pode gerar um quadro “chato”, menos que isso pode torna-lo “vago”.

Agora, eu tenho um programa que não dura 10 minutos, abro o programa, passo pela pauta principal e encerro o programa, como separo em blocos.

Para esse tipo de programa, é necessário trata-lo como algo muito curto, e em geral a divisão dos blocos pode ser por assuntos, por notícias, ou dois blocos de desenvolvimento de uma ideia, que geralmente tem um bloco que ocupa entre 60% e 75% do tempo dedicado a pauta, mas vale um comentário com um pouco da sua ideia, o espaço existe pra isso.

Pelo modelo existe ainda um quadro aos 30 minutos de programa que vai ocupar 5 minutos, que aí, o quadro você que cria, mas pensando em quadros, pode-se ter diversos formatos, pode-se apresentar um artista em texto e tocar uma música dele, pode-se fazer um bloco de notícias, que pode durar de 3 a 4 minutos, ou como o Recordes, que você encontra no meu blog que fica em torno de 1 minuto.

Pense no tempo do seu quadro e faça a adaptação do seu Clock, esse tempo é modelo, não regra, o Modelo esta aqui para você aprender a fazer, não copiar.

O mesmo serve para o tempo do Primeiro Quadro, ele pode ser alterado, serve apenas como ideia.

Na Sequência um bloco de 12 minutos, seguido por um de 10 minutos, sendo o de 12 minutos para o desenvolvimento real do assunto e o terceiro para fechamento dele. (Observe que os quadros vêm com a clássica ideia da aula de redação: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão), mas seu programa pode ter 5 blocos, 6 blocos, 2 pautas principais ou ainda 4 quadros, mas pense sempre se haverá tempo para o desenvolver tudo com o tempo que é necessário.

Uma forma de pensar o tempo necessário para cada bloco e o tamanho da pauta necessário é gravar um piloto, antes de começar a lançar, de forma a sentir o programa e fazer as adaptações necessárias, eu mesmo já percebi que um programa precisava de mais do que o tempo necessário e já gravei um piloto de um quadro que precisava de menos tempo do que tinha imaginado para ele.

Criei um modelo de Clock para você se basear, basta acessar o Modelo de Clock para o seu PodCast

Modelo de Clock para o seu PodCast