Manual de Produção para o seu PodCast!

Um Manual de produção é um manual que dará ad diretrizes de produção do seu programa/produto/marca.

O Manual de Produção é um passo importante para a profissionalização do seu PodCast. Obviamente, aqui não venho defender que você deve ter um, aliás quase todo PodCast que já tem 10 edições já começou a construir e muitos que já tem bastante tempo de estrada tem ele pronto ou muito bem definido, mesmo que não esteja escrito.

O Manual de produção não é um instrumento que vai dizer para o seu editor que o programa vai começar com X trilha, ter Y vinheta e está nivelado a ZdB, nem vai dizer para o seu pauteiro que a letra é Times 12, com espaçamento 1,5.

O Manual de produção vai muito além de critérios técnicos e muitas vezes eles são a parte menos importante do manual de produção, pois neste manual de produção você vai encontrar Valores, Diretrizes, Metas de qualidade de produção, da pauta, passando pela gravação e pela edição, até chegar no produto final pronto.

É no manual de produção que você tem escrito qual a ética do seu programa, o que pode ou não ser dito ou feito (lembrando que quando falo dito, não falo de censura, mas é permitido falar palavrão? Qual o limite na hora de falar de política? Pode brincar com outro membro? Com o participante? Qual o limite?). São coisas que podem parecer bobagem, mas acredito que você que tem mais de 10 programas tem uma norma de conduta e você que já passou de um ano de produção a regra dessa norma de conduta já é bem clara para os participantes.

Este manual pode ter alterações e contar com situações específicas, por exemplo a abordagem e o tratamento feito para o debate de um filme, será diferente de um sobre a reforma da previdência que, por sua vez, será diferente de um sobre as eleições. Apesar da regra geral de conduta do programa não mudar, existes novas questões para esses debates que devem estar presentes neste manual.

Não digo para você escrever um e enviar para todos os membros do seu programa, mas você deve ter essas regras muito bem combinadas e muito bem estabelecidas.

Se você vai contratar um editor de fora, você combina com ele os parâmetros para edição, assim como você combina os parâmetros da pauta com quem for fazer a pauta, porem ao dividir certas tarefas vale a pena, talvez, ter um documento que deixe claro esses parâmetros, pois os dois pauteiros tem que entregar as pautas com uma qualidade comum assim como dois editores.

Fora isso, acredito que vale a pena deixar claro para a sua equipe as regras estabelecidas.

Por fim deixo o manual de produção de jornalismo da empresa pública de comunicação brasileira a EBC,que pode ser conferida aqui!

2 Likes

Sensacional, é incrível pois há não menos de uma semana nossa equipe teve uma reunião que batemos muito nessa tecla de como abordamos certos assuntos e como é que vemos o mundo e passaríamos para o nosso conteúdo isso sem ofender quem nos ouve, mesmo que ele não concorde com o nosso ponto de vista.
Vou dar uma lida com cuidado nesse link que você pôs aqui para abrir ainda mais meus olhos em relação a essa discussão toda :smile:

1 Like

É por ai, eu tenho um pequeno doc de produção do CoutoCast, me ajudando com alguns assuntos e com a pauta, com o formato da pauta, algumas metas mínimas para ela e sobre os limites, além e ter uma certa ética.

Tenho o documento, pois faço sozinho e preciso fazer meu controle de qualidade e medir sozinho o meu próprio PodCast, o que acabou me sendo muito útil!

Hoje ele teve mais pontos adicionados e alguns alterados, trabalhando hoje com a V2 deste doc, maior e com mais pontos!

Como falei, o Documento não é necessário, mas ao fazer sozinho acho que o papel me ajuda a perceber meus erros, pois ele não deixa margem!

Aquele Abraço, que de tudo certo no seu projeto!