Entrevistando no podcast: antes da entrevista

Existem alguns detalhes que devem ser observados na hora de entrevistar uma pessoa em seu PodCast, o objetivo deste texto é dar algumas dicas do que o entrevistado deve saber antes de gravar o seu PodCast.

Existem diversos modelos para seguir nos diversos grupos de PodCasts, inclusive falando sobre os aspectos técnicos de captação de áudio, mas existem algumas questões que você deve ter em mente antes mesmo de convidar uma pessoa para ser entrevistada em seu podcast, algumas delas servem para qualquer participação nele, que vão muito úteis quando pensa-se uma pauta do que um caráter mais técnico da gravação, no onde será gravado, de que forma e detalhes de captação que seu entrevistado deve cuidar. Estes itens ajudarão o seu entrevistado a contribuir com a pauta do programa (não escrevendo, mas conseguindo atender os objetivos dela).

Lembre-se que nenhum entrevistado em potencial precisa se apressar em dar uma entrevista sem antes ter as informações necessárias para conseguir conceder uma boa entrevista!

Ainda, antes de dizer às informações que acredito que o entrevistado deve saber, vale ressaltar que todas as regras são mutáveis e cada PodCast tem sua forma de aplica-las e verificar quais dessas encaixam no seu formato de produção.

Dito isso, vamos às informações que o entrevistado deve saber:

  1. Sobre o que será? Não exatamente as perguntas, mas o tema de um modo geral, e os limites do assunto.
  2. Vai ser ao vivo ou gravado? (Ao Vivo, pois alguns PodCasts transmitem suas gravações e/ou fazem via Hangout com a participação de alguns ouvintes, mesmo que a edição final tenha alguma edição)
  3. Quanto tempo vai durar? Trata – se de todo um programa ou é uma matéria curta? Isso estabelece o nível em que o assunto pode ser tratado e ajuda a evitar que o entrevistado grave uma entrevista longa sem saber que será editada para uma curta duração.
  4. Qual o contexto? A entrevista faz parte de uma abordagem mais ampla sobre o assunto, com contribuições de outras pessoas, ou é uma simples matéria de noticiário ou de um programa de variedades? Ou ainda, será ele o único entrevistado?
  5. Qual é o público? É um público jovem, um público com mais conhecimento científico? É para fãs de um determinado produto? É para uma agencia de noticias?
  6. Onde? É em um estúdio ou em algum outro lugar? Skype, Discord, Hangout?
  7. Quando? Quanto tempo seu entrevistado terá para se preparar?
1 Like