Entender os downloads

Prezados,

Boa noite!
Vejo no dashboard do megafono os downloads completos e os parciais.
Queria saber mais sobre os downloads parciais:

• São somados o mesmo ouvinte/IP?

Se eu tenho 100 downloads completos e 1600 parciais, queria saber mais sobre esses 1600 parciais. Posso contabilizar como ouvintes ou se repetem?

1 Like

Seja bem vinda à Podosfera, Adriana!

Vamos produzir um material explicativo sobre isso, obrigada pela dúvida!

Mas só pra sanar sua necessidade imediata, conte os downloads válidos. Os parciais se repetem e tem vários fatores que levam esse número a ser maior que o outro.

Mesmo os downloads válidos podem ser de um mesmo ouvinte, mas se a pessoa está ouvindo mais de uma vez o programa, ela está sendo exposta ao conteúdo mais de uma vez, então ainda assim vale a pena ser contabilizada. E se você acompanhar o desenvolvimento do seu programa, vai ver que vai acabar surgindo uma tendência, mesmo que entre um episódio e outro os números oscilem.

Espero ter ajudado,
abraço

Pelo que eu sei, downloads parciais, como próprio nome diz, não foram completos por algum motivo: queda de servidor, de internet do usuário, um bot que foi lá e fez um teste pra saber se o arquivo é confiável…
Enfim, eu geralmente costumo apenas contabilizar os downloads totais dos arquivos para as minhas métricas, mas isso vai de produtor pra produtor

1 Like

Isso é verdade, mas se deve principalmente à desinformação sobre o significado destes números. E essa prática pode levar a decepção, pq a pessoa se baseia em um número pra planejar suas ações, mídia kit, talvez até pra começar a monetizar o programa, e o resultado vai ser bem inferior ao esperado, pq o número de downloads parciais (ou downloads totais, em outras plataformas) sempre vai ser superior ao de downloads completos (ou downloads únicos, em outras plataformas). E o número de downloads únicos, ou completos, é sempre mais próximo do tamanho da sua audiência real do que o outro.

1 Like