Dicas de Gravação

gravação
dicas
#1

Começo hoje, uma série de Posts visando a profissionalização do momento de gravação do seu PodCast, o objetivo aqui, não é colocar regras, mas as dicas aqui vão melhorar a recepção do seu conteúdo, bem como melhorarão a sua dicção no microfone. Aqui também vão algumas regras de boa conduta.

A Primeira, que vem como conselho é, lembre-se que você um compromisso com a sua equipe e com o seu ouvinte!

Aproveite as dicas e Bom Podcast!

  • Mantenha sempre o padrão de voz normal. Não faça nenhum esforço para falar. Seja natural. Os ouvintes querem confiança e não um locutor impostado que não passa credibilidade.

  • Não “coma” partes da palavra. Faz parte de nossos vícios de linguagem. Na rua todos falam assim, mas lembre-se que você está fazendo um podcast e a oratória é importante nesta mídia.

  • Pratique a leitura em voz alta. Aproveite para dar nuances na voz de acordo com as palavras que você julgar mais importantes na frase. A locução com credibilidade deve ter colorido e não ser monótona. Procure se abastecer de ar no momento correto da frase. Quando “pegar” o ar não faça barulho como se estivesse se afogando. O microfone capta tudo. E lembre-se, em PodCast cedo ou tarde você terá que ler um texto!

  • Respeite os sinais gráficos, eles existem e fazem parte da escrita. Mas use-os apenas como referência para seu tom. Junte ao máximo suas frases. Neste caso, você vai precisar de mais controle respiratório.

  • O que foi dito ao microfone não há como retroceder. Mas Podcast é gravado e editado, lembre-se em algum momento se recebera convidados e há a possibilidade de fazer Lives, é bom estar bem habituado com o microfone.

  • Seja coerente e objetivo em suas ideias. Não use palavras difíceis para se exibir. Pode ser um fracasso total.

  • Leia alguns sites, revistas, veja TV, ouça os noticiários. Um Podcaster desinformado é uma catástrofe. Já imaginou se alguém pergunta algo, relacionado com o tema do seu PodCast, que você nem imagina o que seja?

  • Se for improvisar tente ser um pouco mais lento no ritmo. Não fale muito rápido. Pense primeiro no que vai falar. Se não dominar o assunto perfeitamente, não fale! Não improvise! Se estiver gravando ou em uma Live faça uma lista com os tópicos que serão abordados. Facilita sua organização deixando você mais tranquilo.

  • Atenção no “ataque” de início de frase. Lembre-se que o ouvinte está em outra atividade (o podcast permite isso) e quando o host ou participante não articula corretamente o início da frase o entendimento de todo o resto pode sair prejudicado. Leia o texto com uma boa inflexão e comece pelo “ataque”. Saiba sobre o assunto que está lendo.

2 Likes
Dicas de Gravação - 2