Como medir o sucesso do meu Podcast?

dicas
#1

É muito comum podcasters se perguntarem como medir o tamanho/sucesso do seu podcast, mas não querendo jogar um balde de água fria, não existe uma métrica realmente boa/confiável para Podcasts. O que mais se usa atualmente é o número (“bruto”) de downloads, mas até isso é questionável.

Facebook, Instagram, Twitter e YouTube fornecem diversos dados e é preciso saber quais métricas utilizar para extrair o máximo de informações possível. Como exemplos de métricas, podemos citar o número de assinantes, visualizações do conteúdo, impressões, engajamento, etc. Mas esses dados não estão disponíveis de forma direta para os podcasts, resultando em grandes dificuldades na hora de medir o tamanho/sucesso do podcast.

A maioria dos serviços gratuitos vai exibir estatísticas básicas. O Blubrry, por exemplo, exibe algumas estatísticas bem interessantes.

Número de downloads por episódio:


Só olhar o número de downloads por episódio é 1% do trabalho: Precisamos prestar atenção em mais duas coisas aqui:

  • Média de downloads por episódio (o que vai nos dar uma idéia um pouco mais realista do número de ouvintes do Podcast);
  • Pico de downloads (o que vai identificar os assuntos que mais tiveram procura/fizeram sucesso).

O número de downloads é o dado mais básico, quero chamar atenção para esses outros dados:

Clientes/agregadores mais usados:

Número de downloads por país:

É aqui que as coisas começam a ficar interessantes!
Ao analisarmos os agregadores mais usados, descobrimos por onde nossos ouvintes nos acompanham e podemos traçar estratégias para atingir outros públicos desses agregadores.

Vamos tomar como exemplo o Castbox, que é o agregador mais usado para ouvir o PudimCast, ele dispõe de uma série de recursos para divulgar podcasts, desde banners na página inicial a transmissões ao vivo, com participação dos ouvintes. Essas ferramentas ajudam não só a atingir novos ouvintes como a fidelizá-los.

E ainda mais: Depois de reivindicar a propriedade no Castbox, ele passa a exibir suas estatísticas, ou seja, quantos downloads foram feitos nele, picos de downloads, downloads em determinados períodos, etc. Daí a usar uma métrica para analisar esses dados, é outra história.

Outro ponto destacado nessa análise são os países de origem dos ouvintes. Dava pra imaginar que o seu podcast chegaria tão longe? Mesmo que você não tenha um milhão de downloads, já conseguiu fazer com que sua voz saísse do Brasil, olha que TOP!

Se você estiver realmente disposto a sair do básico, é importante ficar atento a esses outros itens também:

  • Picos de downloads em conteúdos específicos (eles mostram quais tipos de assuntos que seus ouvintes preferem);
  • Quantidade e qualidade das interações nas redes sociais (estar presente nas redes sociais é importante para construir uma comunidade que apóie o podcast);
  • Percepção da marca (isso inclui tudo o que ouvinte absorve da marca: logo, cores, posicionamento, visão, missão, etc, a idéia que o ouvinte tem do podcast);
  • Compartilhamento de conteúdo (quando alguém curte o conteúdo do Podcast numa rede social, “nada acontece, feijoada”; quando comenta, já é um bônus; mas compartilhar é o paraíso!!!);
  • Marcações em redes sociais (quando o ouvinte marca seus amigos nas redes sociais para ouvirem seu Podcast, ele está dizendo: "eu ouço isso e quero que vocês também ouçam; uma dica legal é interagir eh comentários assim).

Todos esses itens são métricas que vão ajudar a entender o tamanho/sucesso do seu Podcast. E, além de entender, será possível criar conteúdo guiado por essas métricas, visando aumentar e fidelizar o público.

No mais, o que vai realmente definir o sucesso do podcast é a comunidade criada por ele/ao redor dele. Em tempos de vida online praticamente indissociável da vida offline, a experiência do ouvinte em contato com o Podcast não deve se limitar a apenas ouvi-lo, mas sim em se sentir parte daquilo, se reconhecer naquele conteúdo e continuar consumindo por prazer.

:star_struck::star_struck::star_struck:

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

1 Like
Como distribuir meu podcast?