A Importância da Pauta Fria

A Pauta pode ser considerada o início de qualquer episódio de Podcast. É a partir dela que todo o resto de episódio vai orbitar. Dessa forma a pauta precisa ser bem pensada e, na maioria dos casos, consegue-se abordar os assuntos que estão sendo destaque naquela semana, ou os assuntos quentes do momento, porém problemas quanto com agenda entre os integrantes, imprevistos ou até mesmo a falta de assuntos podem ocorrer na vida do seu podcast.

A salvação para esses problemas é a pauta fria, que é qualquer assunto atemporal, que pode ser gravado e lançado a qualquer momento independente do período e dos assuntos que estão girando no momento e, lançadas no momento certo, podem fazer seu podcast se destacar no meio dos outros.

A pauta fria, pode ser desde “Filmes do tempo de infância” a “Mulheres que mudaram os anos 1970”, e ambos podem ser lançados em momentos específicos, pensados por alguma data comemorativa, ou ainda quebrar o galho quando a gravação não acontece ou dá problema.

A pauta fria é vista em todos os lugares que precisam lançar conteúdo regularmente, desde mensal até o diário. Esse tipo de pauta pode ser pensada devagar, com calma e, por canta disso, pode ser extremamente aprofundada e estudada, podendo levar semanas ou alguns meses para ficar pronta, gerando inclusive uma serie de programas e ainda se subdividir em 2 ou 3 pautas que serão interligadas.

Sendo assim, a pauta fria bem planejada destaca o seu podcast entregando um conteúdo que sairá daquilo que outros estarão falando e ainda traz um conteúdo difícil de ser copiado.

Essa pauta mais planejada e estudada pode ser usada normalmente na data combinada para gravação, e ainda pode entrar como coringa numa semana em que não venha ideia para uma pauta.

Obviamente ela pode ser feita de forma rápida, possibilitado a entrega na data combinada com publico sem atrasos.

Porém, é importante sempre haver um programa coringa, com una pauta fria para tapar os buracos deixados por imprevistos. Como também é necessário saber criar uma pauta fria, dando um toque diferente a pautas que acabam sendo repetidas, como filmes da infância ou como ae livrar das dívidas.

Lembre-se a pauta contribui para manter o interesse do público, por isso a pauta por mais batida e fria que seja, precisa ser bem tratada e vista com o algo que precisa atrair o público.

A pauta fria muitas vezes é a chance de você se destacar da massa, é nesta pauta que você mostra que entende sobre o tema do seu podcast e também surpreende o público ao sair da pauta quente que está “todo mundo” falando.